• (98) 3232-3006 | 98456-2409
  • contato@templaambiental.com.br

Category Archive Inventário Florestal

Inventário Florestal

Vamos para mais um post da série Nós Fazemos. Hoje iremos falar sobre o Inventário Florestal, que é um procedimento que visa auxiliar na medição e controle de áreas florestais.

O Inventário Florestal é a base para o planejamento do uso dos recursos florestais. Através dele é possível a caracterização de uma determinada área, gerando conhecimento quantitativo e qualitativo da vegetação nativa e das espécies que a compõe, mediante utilização de metodologias de amostragem.

Os Inventários podem ser classificados quanto sua abrangência (Inventário Florestal Nacional, Regional e de Áreas Restritas), objetivo (Tático e Estratégico) , detalhamento dos resultados (Inventário de reconhecimento, Exploratório e Detalhado), obtenção de dados (Censo e Amostragem) e abordagem da população no tempo (Temporária e Contínuo).

O Inventário Florestal é de suma importância no âmbito do licenciamento ambiental, sendo fundamental para diagnosticar a viabilidade da supressão vegetal, revelando a viabilidade ou inviabilidade da instalação de empreendimentos específicos em determinadas áreas. É indispensável que esse trabalho seja realizado por profissionais experientes, com amplo conhecimento das dinâmicas florestais.

Entre em contato conosco e saiba mais. Site: www.temaconsultoriama.com.br Whatsapp: (98) 99188 2794 ¦ (98) 98456 2409